A aprendizagem nessa nova realidade tem um querer a mais, o de querer ser aprendiz. Esse processo envolve o corpo docente e discente, por isso precisamos construir espaços colaborativos e cooperativos de aprendizagem. Um ambiente informatizado propicia essas relações por ser um espaço dinâmico.

Textos

 Refletindo sobre a prática pedagógica
 Marinez Siveris
A necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas, em virtude da presença das tecnologias na vida de todos e no acúmulo de informações viabilizada pela internet, impulsiona o professor a aprender a ver essas tecnologias e informações como ferramentas que podem qualificar o processo educativo. Diante disso, os professores buscam a formação continuada, seja presencial ou a distância, como forma de compreender sua metodologia de trabalho, para então ser capaz de envolver outras áreas do conhecimento e o uso de tecnologias, no seu fazer pedagógico.
Na tentativa de encontrar algumas respostas e auxiliar os professores na utilização das TICs, a partir dos seus conhecimentos pedagógicos, fiz uma pesquisa com um grupo de 20 professores e obtive algumas informações,que foram e são importantes para realização dos cursos de Informática na Educação, que desenvolvo. As repostas foram obtidas a partir do seguinte questionamento: Que critérios o professor pode utilizar na busca de alternativas viáveis na organização do seu trabalho pedagógico com uso da informática?
  • Apresentar uma amostragem de temas variados que podem ser estudados na complementação dos conteúdos de sala de aula. Por exemplo, em matemática ao estudar o conteúdo sobre números decimais, fazer um recorte sobre o conteúdo de Tratamento de Informações e trabalhar com gráficos, considerando suas possibilidades didático metodológicas.
  • Selecionar experiências de amostragem referente ao conteúdo que deseja trabalhar, utilizando recursos tecnológicos, tanto para exposição do tema, como para elaboração da proposta. Com objetivo de sensibilizar e envolver os alunos no processo, permitindo avanços da proposta e dos alunos.
  • Envolver as diversas áreas do conhecimento na realização dos trabalhos em sala de aula ou no laboratório de informática, permitindo que os alunos façam suas escolhas.
  • Possibilitar a apresentação dos trabalhos em diferentes ambientes da escola e com uso de diferentes recursos tecnológicos, com a participação dos alunos, nas definições.
  • Solicitar que os alunos observem e descubram as características inovadoras dos trabalhos, apresentado-as para o grupo.
  • Valorizar o desenvolvimento de atividades pedagógicas e o envolvimento dos alunos no processo, por meio de um instrumento de avaliação formativa.
  • O trabalho pode ser inovador com uma simples atividade ou por meio de um projeto, o que faz a diferença são os meios tecnológicos e forma de utilização dos mesmos.
Nesse sentido, todas as interações que se desenvolvem nesse ambiente concebem educação que envolve o aluno. Para essa prática o professor, respeita os diferentes estilos e ritmos dos seus alunos, orienta os tipos de mídias que podem ser empregadas conforme o desejo e necessidade do trabalho e dos alunos. Porém, o professor precisa saber das potencialidades e limitações das tecnologias, o que elas oferecem,suas funções e estruturas, para não desperdiçar a oportunidade de oferecer maior desenvolvimento ao seu aluno, além de saber que as tecnologias não irão solucionar os problemas de aprendizagem, mas podem auxiliar na melhoria do processo.
Pesquisa realizada em março de 2010.