A aprendizagem nessa nova realidade tem um querer a mais, o de querer ser aprendiz. Esse processo envolve o corpo docente e discente, por isso precisamos construir espaços colaborativos e cooperativos de aprendizagem. Um ambiente informatizado propicia essas relações por ser um espaço dinâmico.

Séries iniciais

A maior preocupação dos professores das séries inciais, é vencer o desafio da aprendizagem. Para isso, sabe-se que é importante possibilitar aos alunos a construção da identidade e autonomia, fortalecer a auto-estima, desenvolver o pensamento lógico, a expressão oral e escrita, durante o processo de aprendizagem. Nesse contexto, é importante dar ênfase a utilização do material concreto, uso de diferentes mídias, além de promover situações para que os alunos possam desenvolver habilidades físicas, motoras e intelectuais. Com isso, é possível que elas desenvolvam a capacidade de aprender e utilizar os conhecimentos científicos adquiridos na escola, a fim de compreender-se como sujeito individual e social. Para contribuir como os colegas professores, apresento alguns sites, vídeos e sugestão de atividades. Os sites apresentados foram testados com os alunos no laboratório de informática, antes da sua divulgação, pois como a internet na grande maioria das escolas é de 1MG, alguns sites não podem ser utilizados, porque a internet fica lenta.

O site IGUINHO apresenta uma diversidade de atividades lúdicas e educativas sobre diferentes áreas do conhecimento, que podem auxiliar professores e alunos na construção do conhecimento.

Se as crianças estão na fase de alfabetização, além dos jogos disponíveis para o Linux Educacional, pode-se  trabalhar com o site:http://www.bebele.com.br
Como apresenta o site BEBELÊ, é  um "modo inteligente e divertido de aprender". As escolas da rede municipal de Passo Fundo, que estão trabalhando as atividades do site preceberam o encantamento e a concentração dos seus alunos.