A aprendizagem nessa nova realidade tem um querer a mais, o de querer ser aprendiz. Esse processo envolve o corpo docente e discente, por isso precisamos construir espaços colaborativos e cooperativos de aprendizagem. Um ambiente informatizado propicia essas relações por ser um espaço dinâmico.

Sugestões

MATEMÁTICA                                                                                                                               
A matemática é uma das disciplinas responsável por um grande número de reprovações, por isso, pensando em colaborar com os professores para melhoria no processo ensino e aprendizagem dessa disciplina, apresento sugestões de sites, jogos, atividades, vídeos, propostas metodológiocas.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS
O site abaixo apresenta diferentes jogos da tabuada, onde as crianças podem aprender a tabuada de forma divertida, além de apresentar um jogo que possibilita a elaboração de expressões, que é uma das operações matemáticas em que as crianças apresentam dificuldades para entender e realizar os cálculos.


JOGOS EM FLASH
Está circulando entre os professores da rede municipal de Passo Fundo, um conjunto de jogos em flash, que têm encantado professores e alunos e contribuído para a aprendizagem de diferentes conteúdos curriculares.  Podem, ser copiados em Pen-drive, não necessita instalação. No Linux é necessário abrir com o Firefox, no Windows é preciso baixar o programa SWF Opener, que  pode ser encontrado no Baixaki. Esse conjunto de jogos podem ser econtrados nos NTEs e NTMs.
Além de outros jogos interessantes, os três  conjuntos de jogos apresentados a seguir, contribuem para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos de matemática. Porém, se faz necessário um estudo prévio dos mesmos, pelo professor, a fim de que contribuam efetivamente para  estudo dos conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula.
Matematica_Calculos: envolvem cálculos com as quatro operações, tabuada, cálculos mentais
Matematica_Contar: atividades de sequência numérica, adição, contagem
Matemática_diversos: atividades de frações, antecessores e sucessores, formas geométricas, ordenação, sistema de medidas, síbolos matemáticos, entre outras.

Apresenta uma grande variedade de jogos para trabalhar diferentes conteúdos. Para a disciplina de matemática o software apresenta atividades de numeração, cálculos e geometria.

Interface do Gcompris - apresentando os ícones com jogos de matemática.