A aprendizagem nessa nova realidade tem um querer a mais, o de querer ser aprendiz. Esse processo envolve o corpo docente e discente, por isso precisamos construir espaços colaborativos e cooperativos de aprendizagem. Um ambiente informatizado propicia essas relações por ser um espaço dinâmico.

30 de out. de 2007

 Propostas metodológicas

A construção de novas propostas pedagógicas com o uso das TICs possibilitará aos professores compreender que esses recursos fazem parte das práticas sociais e do mundo produtivo e, que o uso no processo educativo, propiciará ao educando a construção do conhecimento. As ações desenvolvidas num ambiente informatizado precisam contribuir para a formação integral do aluno, por isso, o uso das TICs precisa ser de forma contextualizada e definida por objetivos que auxiliem-no a refletir sobre temas, tais como: qual meu papel na sociedade, que ações são necessárias para melhorar a qualidade de vida de todos os seres vivos, que saberes são necessários aprender para desenvolver a criatividade, autonomia, habilidades e competências. Sabe-se que o uso de recursos tecnológicos sem um conjunto de ações significativas, não garantem a eficiência do processo ensino-aprendizagem ou mesmo a mudança de paradigmas educacionais e sociais. A contribuição das tecnologias será significativa, quando forem utilizadas de forma adequada, visando formação pessoal e profissional dos sujeitos.

Nenhum comentário: